Eventos Como ferramenta de Marketing

terça-feira, 2 de junho de 2009
Na semana passada eu li uma matéria no Jornal da Tarde falando sobre a Rodada de Negócios que é um evento onde diversas empresas se reúnem com o objetivo de apresentar a sua empresa para outras empresas e fechar novos negócios.

Nesse evento os participantes sentam-se em mesas com 8 representantes de empresas e cada um faz uma breve apresentação da sua empresa e após a apresentação feita esses participantes trocam de mesa e se encontram com outros participantes e se apresentam novamente até todos os participantes terem se conhecido.
Estes eventos, geralmente, são organizados por entidades de classe que promovem seus associados a fim de lhe proporcionar novas oportunidades de crescimento.

Tendo apresentado este evento eu gostaria de falar sobre os eventos como ferramenta de marketing Jurídico.

Antes eu gostaria de explicar que eu entendo como evento: Reuniões de negócios, palestras, seminários, cafés entre outras formas de contato direto com o cliente-alvo.

A realização e ou participação de eventos é uma ferramenta de extrema importância para o Marketing Jurídico, pois ela faz com que a distância entre o escritório e o cliente seja parcial ou totalmente reduzida, de forma que o advogado tem a oportunidade de contatar diretamente o seu cliente almejado, facilitando muito na prospecção do mesmo.

Independentemente do advogado e o escritório estarem organizando e ou participando do evento é muito importante que haja um planejamento meticulosamente elaborado para que o advogado e o escritório tenham estabelecido de forma clara os seus objetivos primários e secundários no evento (apresentar o escritório, atrair investimentos, novos negócios, novos parceiros e etc.).

É muito importante também que, quando o escritório for organizar o evento, ele tenha um tema e ou um motivo que seja bastante importante para os seus clientes-alvo para que eles realmente participem do evento, caso contrário o escritório corre o risco de aquele evento não trazer benefícios par ao escritório.

É extremamente importante que, independentemente do escritório realizar ou participar do evento, o seu representante tenha em mãos todos os materiais impressos disponíveis para a apresentação do escritório (folder, cartão de visita e etc.).

O escritório deve estar em contato constante com associações, federações, sindicatos e etc. para manter-se atualizado sobre os eventos que ocorrem e escolher quais deles participar de acordo com os seus objetivos e o público-alvo do evento.

A participação ou a realização de evento sempre é válida, porem tudo deve ser bem planejado e exige bastante empenho do advogado e do seu escritório.