Tenha um profissional de marketing

sexta-feira, 17 de abril de 2009
Diariamente eu recebo dúvidas de advogados sobre o marketing jurídico.

As mais comuns são: "Como eu faço para conseguir clientes?" ou "Eu faço isso e aquilo e porque eu não consigo clientes?"

Isso acontece porque embora você faça ações de marketing como divulgação do seu escritório, participe de eventos e etc. você não tem tempo suficiente para fazer tudo o que tem de ser feito.

O Marketing Jurídico não é uma receita de bolo que já vem pronta. Ele é um conjunto de ações que fazem com que o escritório seja conhecido, consiga clientes e assim por diante.

O Marketing Jurídico deve ser elaborado e executado por um profissional qualificado, que conheça as ferramentas do marketing, saiba distinguir quais delas cabem no código de ética da OAB e executá-las.

O Marketing Jurídico exige conhecimento específico e muito tempo. Ele exige que sempre tenha alguém lá pensando, observando, tendo idéias, executando ações diretas e indiretas de divulgação, prospecção, relacionamento...

É por essas e outras razões que é importante ter um profissional de marketing no seu escritório. Alguém que trabalhe diariamente focado, trazendo soluções, criando oportunidades e gerando novos negócios para o escritório.

Não perca seu tempo e o seu dinheiro com ações isoladas que dificilmente lhe trarão retorno.

Invista em uma consultoria, em um profissional qualificado e institua um departamento de marketing no seu escritório.

Participação no programa Conversa Legal

Caros,

Ontem eu participei do programa Conversa Legal e falei sobre o tema: Diferencial é importante?

Vejam abaixo o vídeo completo


Diferencial como Vantagem competitiva

quarta-feira, 15 de abril de 2009
O diferencial do seu escritório pode e deve ser usado como vantagem competitiva sempre.

O Diferencial é de extrema importância para o Advogado, pois sempre que um novo cliente for optar entre o seu escritório e os outros os diferenciais serão levados em consideração, o que pode fazer com que o escritório dele seja escolhido ou não.

Como utilizar o diferencial como uma vantagem competitiva?

Você deve priorizar os diferenciais que tragam benefícios diretos ao cliente e que seja facilmente sentido por eles.

Não adianta o seu diferencial ser, por exemplo, qualidade técnica se você não demonstra para o seu cliente o quão bom você é. Você deve mostrar de forma sutil e de fácil entendimento que o seu escritório possui uma qualidade superior e isto está sendo utilizado a favor do cliente e seus processos.

Tome cuidado antes de apresentar um diferencial, pois ele pode ser valorizado ou não.

Cada cliente preferir um diferencial diferente de acordo com as suas necessidades.

Existe cliente que preferem o seu escritório pela proximidade da empresa dele, outro cliente prefere o seu escritório porque você atende todo o Brasil, portanto um diferencial que é essencial para uma empresa pode ser indiferente para outra.

É preciso saber o que o cliente procura e o que é levado em consideração no ato da decisão para que o Advogado posse lhe apresentar os diferenciais que são mais relevantes para o cliente e ai sim ter vantagem sobre os demais escritórios.

Vamos trocar informações?

terça-feira, 14 de abril de 2009
Caro Colega, se você tem alguma dúvia ou alguma informação sobre Marketing Jurídico que julga pertinente, entre em contato comigo ou mande um comentário que eu terei prazer em discutir contigo.

Administração de tempo

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um dos principais fatores que prejudicam (e muito) um advogado é a falta de tempo.

Falta de tempo para conseguir novos clientes, falta de tempo para desenvolver novas teses, enfim, falta de tempo para desenvolver o seu trabalho.

Então eu questiono: “O que você faz para deixar de perder tempo?”

Existe diversas forma de ganhar tempo. O mesmo tempo que falta para conseguir novos clientes, desenvolver novas teses, para desenvolver o trabalho do advogado que exige tempo.
Segue algumas dicas para deixar de perder tempo e assim ganhar tempo.

Programe-se

Muitos advogados não têm conhecimento da sua agenda que, geralmente, é administrada por uma secretária.

Isso é muito ruim porque imprevistos sempre acontecem e se o advogado não sabe o quais são os seus compromissos de hoje ou do dia seguinte ele não conseguirá “driblar” estas ocorrências perdendo tempo e acumulando serviços para outra data.
Tenha conhecimento e se possível administre a sua agenda para que você consiga controlar melhor o seu tempo com clientes, processos, problemas pessoais sem precisar deixar de dar atenção a nenhum deles.

Crie processos e procedimentos

Crie procedimentos para elaboração de processos semelhantes. É claro que cada caso é um caso, mas quando você cria um procedimento “mais ou menos padrão” você não se perde e consegue encontrar as informações e o material necessário para aquele processo com mais rapidez.
Tenha um processo de “triagem” para receber novos clientes em seu escritório.
Pode ser criado um processo em etapas onde você consiga por telefone, e-mail ou pela própria telefonista os dados e informações antecipadamente e possa se posicionar melhor.

Uma atividade de cada vez

Não adianta fazer diversas coisas ao mesmo tempo para conseguir mais tempo.
Muitas vezes esta prática faz com que o advogado perca mais tempo porque ao errar algo ele terá que refazer o que não aconteceria se da primeira vez ele tivesse dado maior atenção a aquela atividade.

Separe as atividades por prioridades

Separes as atividades por prioridade de acordo com a importância da tarefa, o prazo de conclusão e etc. para quando houver algum imprevisto ou por algum outro motivo seu tempo se esvair você saiba qual atividade pode ser passada para outro horário e ou outro dia sem comprometer sua agenda.


Administre sempre o seu tempo, pois “Muito se perde quando nada se faz.”