Porque é tão difícil contratar?

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Quando eu estava 100% focado em Marketing Jurídico tive a oportunidade de atuar em dois lados: O lado do escritório e o lado do consultor.

Em ambos os lados senti uma dificuldade enorme em contratar funcionários.

Para uma vaga não tão específica ficamos três semanas seguidas fazendo entrevistas e só conseguimos preencher a vaga porque fomos atrás de um advogado e o "roubamos" de outro escritório.

A principal deficiência encontrada foi a atualização do candidato. Percebi que muitas pessoas se formam, tiram OAB e por diversos motivos, mesmo exercendo a função (o que é pior ainda) acabam não se especializando e ficam estagnados.

Eu não estou levando em consideração casos com menos de 2 anos de OAB porque sei que é muito difícil o começo porque os escritórios pedem experiência mínima de tempo e em determinadas áreas dificultando muito o ingresso do novo advogado e quando permitem oferecem baixos salários.

Refleti durante anos sobre o assunto e conforme o tempo foi passando mais pessoas foram se formando e o problema se agravando fazendo com que grandes escritórios recorressem a empresas de consultoria para lhes auxiliar na contratação que, sem eles não seria possível.

Infelizmente, temo que este problema não terá fim a menos que os escritórios tenham a consciência de abrir portas para que os novos advogados possam aprender e os mais antigos se interessem e corram atrás para aprender.

Advocacia é um trabalho no qual devemos sempre estudar e procurar evoluir para acompanhar o mundo dinâmico em que vivemos.

A OAB - SP tem um balcão de anúncios que pode ajudar. Acesse: http://www2.oabsp.org.br/asp/balcao.asp?tds=2&sub=0&sub2=0&pgNovo=17