Comunicação é essencial

sexta-feira, 10 de abril de 2009
Você mantém o seu cliente informado?
Como você se comunica com o seu cliente?

A maior dificuldade dos clientes de escritórios de advocacia é a comunicação. Algumas vezes pela linguagem usada outras vezes, infelizmente, pela falta de comunicação.

Na advocacia é comum o uso de um vocabulário rebuscado com palavras em latim que, muitas vezes, nem os próprios advogados entendem e quem dirá os clientes.

Muitos escritórios enviam o resultado do processo para o cliente exatamente como ele recebeu e o cliente que não é advogado 99% das vezes interpreta de forma errada.

O advogado precisa sempre manter o cliente atualizado e trabalhar como um "tradutor" ao repassar as informações de um processo para ele.

Mesmo que o processo não tenha tido andamento é importante que de tempos em tempos o cliente (principalmente se for pessoa física) receba um feedback do seu advogado informando que não houve andamento e se possível lhe dando uma extimativa de prazo para que o cliente não se sinta jogado às traças.

O cliente tem uma necessidade de se manter informado e para isso é essencial que haja sempre comunicação e que ela seja em uma linguagem que ele entenda.

Mantenha seu cliente sempre bem informado para que ele se sinta seguro, importante e seja fiél, caso contrário você o perderá.

Buscar, encontrar e aproveitar as oportunidades

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Todos os dias quando chego ao escritório onde trabalho, acesso inúmeros e-mails e sites em busca de oportunidades.

Eu leio diversas matérias que recebo por e-mail através de inúmeros cadastros em sites de notícias sobre diversos assuntos (política, direito, dinheiro e etc.) e sempre que leio uma reportagem eu me pergunto “Esta notícia pode me proporcionar um novo negócio?” E assim vou de uma reportagem a outra até que encontro uma oportunidade.

É claro que a notícia não estará assim: “OPORTUNIDADE, o Banco central anunciou uma medida...” Geralmente as oportunidades estão nas “entrelinhas” e você deve trabalhá-las muito bem para que se tornem uma oportunidade.

Ontem eu acessei meu e-mail e vi uma notícia que dizia: “O trabalhador que recebe auxílio doença no aviso prévio tem direito a estabilidade provisória de 12 meses” e logo enviei um e-mail para todos os nossos clientes da área trabalhista lhes informando sobre esta notícia e no mesmo dia recebi um e-mail de um cliente inativo que fez exatamente isso e que precisava de nossa ajuda.

Esta era uma oportunidade que estava “escondida” porque eu não sabia se algum cliente do escritório passou ou estava passando por esta situação. O que eu fiz foi apenas enviar um e-mail com a notícia para alertá-los (o que é muito bem visto pelos departamentos jurídicos) e consegui mais um serviço de um cliente que estava inativo.

Oportunidades existem aos montes, o que falta são profissionais que as encontrem para aproveitá-las.

Projeto 701 - O Maior Desafio da Blogosfera Jurídica Brasileira

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vamos trocar informações?

Caro Colega, se você tem alguma dúvia ou alguma informação sobre Marketing Jurídico que julga pertinente, entre em contato comigo e eu terei prazer em discutí-la contigo.

Parcerias de sucesso

terça-feira, 7 de abril de 2009
Um dos caminhos de prospecção para escritórios de advocacia são as parcerias.

As parcerias quando elaboradas de forma correta se tornam muito produtivas auxiliando o escritório na obtenção de novos clientes, na melhoria dos serviços prestados e na prestação de novos serviços.


Antes de firmar uma parceria o advogado deve se fazer perguntas como: O que o meu escritório ganhará com isso? O que eu tenho a oferecer para o meu parceiro? Esta parceria pode me prejudicar? Os meus clientes se beneficiarão com ela?


Respondendo estas perguntas o advogado já consegue avaliar os benefícios e riscos da parceria e também o seu grau de importância.


Tipos de Parceria

As parcerias podem ocorrer de diversas formas:

Participativa: O parceiro se torna ativo no escritório como uma nova ferramenta, ex: Um escritório trabalhista firma uma parceria com um contador para que ele faça os cálculos para os seus clientes.

Lucrativa: O parceiro ganha pela prestação do serviço e ou pelas indicações.

Parceria de duas vias: Ambos os escritórios indicam seus parceiros para os seus clientes e ambos os escritórios garantem benefícios especiais para os clientes que foram indicados.

Agregar valor: O escritório firma uma parceria com uma empresa que possa suprir uma necessidade que não seja jurídica para aquele cliente, lhe dando maior comodidade.

Parcerias são extremamente importantes, mas devem ser muito bem trabalhadas para que não acabem prejudicando o escritório ou o seu cliente.

Case de sucesso

segunda-feira, 6 de abril de 2009
Um cliente entrou em contato com um escritório de Advocacia porque teve alguns problemas com o vizinho foi chamado para depor na delegacia.

Apavorado ele entrou em contato com um escritório de advocacia no qual ele encontrou na internet para pedir auxílio.

Ao contatar o escritório ele foi transferido para um advogado que lhe acalmou, explicou como funciona e lhe disse que não seria necessário um advogado para lhe acompanhar, mas se colocou à disposição caso ele se sentisse mais confortável.

O rapaz satisfeito com o auxílio, agradeçeu e desligou.

Dois dias depois aquele mesmo rapaz retornou o contato com o escritório e pediu para falar com o advogado que havia lhe auxiliado e ao conversar com o advogado revelou que é sócio de uma fábrica de produtos em couro, está com algumas necessidades jurídicas e ficaria tremendamente satisfeito em ter aquele advogado como seu consultor.

RESULTADO: Hoje aquele rapaz apavorado que precisava depor é um dos clientes que geram mais serviços para o escritório.


"À frente de toda pessoa Jurídica existe sempre uma pessoa física a quem devemos conquistar".