Fidelização de Clientes

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Com a enorme expansão constante da Advocacia os clientes se deparam com uma variedade muito grande de opções se tornando cada vez mais exigentes, o que faz com que seja imprescindível para um escritório de advocacia melhorar e ampliar suas técnicas de relacionamento e fidelização de clientes.

Muitos advogados ficam se queixando sobre o assédio que os seus cientes vêm sofrendo diariamente e pouco fazem para que os clientes não se sintam tentados pelas ofertas.


Concorrência há em todos os lugares e o assédio é natural, porém quando uma empresa fideliza o cliente ele deixa de se interessar pelas outras ofertas mesmo que, muitas vezes, melhores do que a empresa que o fidelizou.

Existem diversas técnicas de fidelização que custam pouco e trazem excelentes resultados, vejam algumas delas:

  • Contato direto entre advogado e cliente. Talvez não pareça, mas os clientes, muitas vezes, sentem a necessidade de falar diretamente com o advogado ao invés de receber e-mails e ou conversar com a telefonista.

  • Mostre que o seu escritório se importa com o cliente. Sempre que alguém do escritório entrar em contato com um cliente é importante que eles questionem como ele está, se ele está precisando de algo e etc.

  • Mantenha-o informado sobre o que acontece dentro do escritório. O cliente não sabe que vocês estão com uma nova ferramenta jurídica que facilita os processos, pois ele não a utiliza, mas você deve mostrar a ele mostrando que o escritório está evoluindo e ele se beneficiará com isso.

  • Intercale (quando possível) as reuniões entre o seu escritório e o dele para que o cliente esteja mais familiarizado com o seu ambiente.

  • Ligue para o cliente apenas para perguntar como ele está ou se está precisando de algo e convide-o para ir até o seu escritório tomar um café contigo.

Lembre-se que atrás de toda empresa existe uma pessoa física que tem necessidades e percepções que podem fazer com que o seu escritório trabalhe para aquela empresa ou não.

Trabalhe sempre o lado da pessoa física e da empresa de forma conjunta para que o seu relacionamento não seja totalmente pessoal ou totalmente profissional. Esse “meio-termo” é fundamental na fidelização.

Quando bem trabalhada a fidelização ajuda o escritório a manter o cliente e a também torná-lo mais rentável para o escritório.

Principais vantagens da fidelização

  • Cliente fidelizado nao questiona preço ele paga o preço ofertado que para ele é justo;

  • O Cliente fidelizado custa menos. Não é necessário manter contatos e enviar correspondência com tanta freqüência, basta apenas fazer com que ele se lembre do seu escritório de tempos em tempos;

  • O Cliente fidelizado é mais rentável. Isso ocorre porque ele se torna mais aberto a novos negócios com o escritório permitindo que lhe seja oferecido novas soluções e serviços complementares;

  • O cliente fidelizado raramente é atingido pela concorrência;

  • O cliente fidelizado auxilia no crescimento do escritório. Ele se torna um “vendedor” do seu escritório indicando-os a outras pessoas e empresas;


Pratique diariamente a fidelização de clientes para e o seu escritório obterá inúmeras vantagens.

Veja se o seu cliente está satisfeito e questione sempre o que você ou o seu escritório podem oferecer a mais para ele.

Faça sempre mais, surpreenda e encante o seu cliente.

Seu site como principal ferramenta de divulgação

terça-feira, 28 de abril de 2009

O site do seu escritório pode se tornar a principal ferramenta de divulgação do seu escritório basta trabalhá-lo da forma correta.

Aqui estão as principais atividades online que você deverá executar.


1. Se você não tem um site, CRIE! Se você já tem Otimize-o.

Sem um site você não existe no mundo virtual, isso significa uma perda imensa para o marketing do seu escritório. Caso você esteja pensando em começar um site, um grande ponto de partida é a planejar o que você quer. Então, entre em contato com uma empresa sobre a construção de um site profissional de que o seu escritório possa se orgulhar.

Se você tem um website, mas não estiver recebendo o tráfego a partir dele que você acha que poderia, consulte uma agência de otimização de sites, eles com certeza poderão lhe auxiliar, mas tome muito cuidado, pois existem muitas empresas que prometem e não cumprem.


2. Adicione novos conteúdos Periodicamente no o seu site.

Novos conteúdos podem ser na forma de notícias, artigos, clipping e etc.

É importante que essas informações sejam relevantes para os seus clientes ou público-alvo, caso contrário, não valerão de nada e você continuará não recebendo acessos.

3. Mantenha contato com a imprensa online.

O envio de artigos é extremamente importante tanto na divulgação do escritório quanto na divulgação do site.

Existem diversos sites jurídicos que publicam diariamente artigos de advogados gratuitamente, basta enviar o seu artigo por e-mail ou pelo próprio site.

Tente também publicar artigos em sites com conteúdo direcionado aos seus clientes, por exemplo: Se você trabalha na área médica, publique artigos em sites médicos como o www.portalmedico.com.br ou www.sitemedico.com.br.


4. Cadastre-se em sites de indexação gratuita.

Existem milhares de sites que divulgam sites gratuitamente. Neles você pode cadastrar o seu site para aumentar a visibilidade e os acessos do mesmo.

Cadastre o seu site em guias (online ou off-line), assim os clientes te encontrarão mais facilmente quando procurarem.

Uma dica é LexPerfecta - Guia Jurídico Brasileiro (www.lexperfecta.com.br) um site de escritórios de advocacia recém criado e que já conta com mais de 70.000 advogados cadastrados e mais de 11.000 fornecedores jurídicos.

Atualização

segunda-feira, 27 de abril de 2009
Durante estes dois últimos dias eu fiz diversas atualizaçõs no Blog e a principal delas foi a alteração do Layout.

Foi inserido também um aplicativo para envio de mensagens SMS gratuitamente para celulares da operadora Claro. Ele está localizado na barra lateral, abaixo das notícias.

Comente com sua crítica ou sugestão.

Um abraço
Felipe Leocata