Saia do “Arroz com Feijão”

quinta-feira, 7 de maio de 2009
Muitos advogados acreditam que o Marketing Jurídico é muito limitado por causa do provimento 94.

Eu concordo que há algumas restrições que são conservadoras demais e prejudicam o desenvolvimento dos escritórios de advocacia, porém muitos advogados usam o provimento 94 como desculpa por não inovarem nas formas de prospecção.

Quando os consultores de marketing jurídico falam sobre os caminhos de prospecção geralmente falam sobre os artigos, o marketing permissivo, palestras, parcerias, por quê?
Porque essas ações são o mínimo que um escritório de advocacia deve fazer para conseguir novos clientes. Não significa que ele fazendo isso irá obter sucesso, pelo contrário, ele estará apenas fazendo as mesmas ações que os concorrentes.

Se o advogado permanecer focado sempre nas mesmas ações (palestras, parcerias e etc.) dificilmente obterá o retorno esperado.

Alguns clientes são mais sensíveis a determinado meio de comunicação ou a determinada forma de abordagem, portanto busque constantemente novas formas de prospecção.

Busque novas formas de chegar até o cliente, novas formas de apresentar o seu escritório. Enfim, saia do “arroz com feijão”.

Quando o resultado não vem

quarta-feira, 6 de maio de 2009
Você é a pessoa responsável pelo marketing do escritório e está trabalhando algumas técnicas de divulgação e prospecção de clientes, mas está preocupado, pois já faz algum tempo que você está focado nessas atividades e até o momento não conseguiu trazer nenhum novo cliente para o escritório.

Você se pergunta: “Porque mesmo fazendo tudo o que me ensinaram a prospecção não deu certo?”

Primeiro você deve parar o que está fazendo (pois você já sabe que não está dando certo) e fazer um relatório de tudo o que foi feito desde o início da campanha.

Analise o volume de contatos, o públicos atingido, o tempo e dinheiro investido, os objetivos almejados e os caminhos seguidos. Se possível converta tudo isso em números, caso contrário, faça um relatório por extenso com todos os dados obtidos.

Depois de feito o relatório você deve identificar (usando a empatia) porque os clientes que conheceram o seu escritório não marcaram uma reunião ou não fecharam um contrato contigo.

Parece simples, mas não é. A avaliação geralmente deve ser feita por mais de uma pessoa, pois quem está prospectando fica tão focado que não consegue ver as possíveis falhas e ou fica tão preocupado em obter resultados que deixa de lado a avaliação, comprometendo o restante da prospecção.

É de extrema importância que, constantemente, seja feita uma avaliação dos resultados de prospecção para que ela possa ser readequada e conseguir atingir seus objetivos e metas finais.