O Conjunto é o que importa

sexta-feira, 26 de junho de 2009
Um advogado me perguntou uma vez: “- Felipe, o que eu posso fazer (de todas aquelas ações que você já me passou) para obter um retorno?

A princípio eu não entendi a pergunta, porque para mim a resposta era óbvia e então ele me explicou melhor que ele não tem tempo para fazer muitas coisas e queria que eu lhe dissesse quais delas são mais importantes para que ele as fizesse e eu de imediato lhe respondi TODAS.

Não existe uma ação que sozinha traga um resultado satisfatório para o escritório, principalmente em longo prazo.

É extremamente importante que o escritório trabalhe não só uma, mas várias ações de marketing, como a participação em eventos, busca de novas parcerias, contato direto com o cliente e etc. para que ele tenha retorno.

Vou dar um exemplo prático de como cada ação é importante.

Você entra em contato com um cliente para apresentar o seu escritório e ele lhe pede para enviar um material (ai está a importância de um folder impresso e digital). Para essa primeira apresentação é muito importante que você mostre ao seu cliente a qualidade dos advogados e a estrutura do seu escritório. Se essa impressão não for boa o bastante dificilmente o cliente irá agendar uma reunião com o escritório.

Para driblar isso é interessante que o advogado tenha algum material sobre ele para apresentar como artigos publicados em sites (muitos advogados não dão importância para isso, mas eu já tive casos em que os artigos foram de muita ajuda na prospecção), mostre alguma notícia e ou nota de imprensa falando sobre o escritório e etc.

Esses detalhes parecem pequenos aos olhos de alguns, mas para o cliente cada detalhe é importante e “quanto mais melhor”.

Se você está pensando em sair ligando para todas as empresas possíveis e imagináveis para apresentar o seu escritório sem que antes disso você tenha trabalhado a apresentação do escritório, ter colocado o seu escritório em destaque em sites, mídias e etc. você estará, literalmente, “colocando a carroça a frente dos bois” e perderá muitos clientes em potencial, pois na prospecção jurídica é como dizem: “A primeira impressão é a que fica”.

Recado importante

domingo, 21 de junho de 2009
Caros,

Como vocês podem ver eu estou escrevendo uma média de um post semana, porém esse número irá aumentar em breve.

Enquanto isso vão enviando suas dúvidas e sugestões.

Um braço e suceso!
Felipe Leocata