Fidelização de Clientes

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Com a enorme expansão constante da Advocacia os clientes se deparam com uma variedade muito grande de opções se tornando cada vez mais exigentes, o que faz com que seja imprescindível para um escritório de advocacia melhorar e ampliar suas técnicas de relacionamento e fidelização de clientes.

Muitos advogados ficam se queixando sobre o assédio que os seus cientes vêm sofrendo diariamente e pouco fazem para que os clientes não se sintam tentados pelas ofertas.


Concorrência há em todos os lugares e o assédio é natural, porém quando uma empresa fideliza o cliente ele deixa de se interessar pelas outras ofertas mesmo que, muitas vezes, melhores do que a empresa que o fidelizou.

Existem diversas técnicas de fidelização que custam pouco e trazem excelentes resultados, vejam algumas delas:

  • Contato direto entre advogado e cliente. Talvez não pareça, mas os clientes, muitas vezes, sentem a necessidade de falar diretamente com o advogado ao invés de receber e-mails e ou conversar com a telefonista.

  • Mostre que o seu escritório se importa com o cliente. Sempre que alguém do escritório entrar em contato com um cliente é importante que eles questionem como ele está, se ele está precisando de algo e etc.

  • Mantenha-o informado sobre o que acontece dentro do escritório. O cliente não sabe que vocês estão com uma nova ferramenta jurídica que facilita os processos, pois ele não a utiliza, mas você deve mostrar a ele mostrando que o escritório está evoluindo e ele se beneficiará com isso.

  • Intercale (quando possível) as reuniões entre o seu escritório e o dele para que o cliente esteja mais familiarizado com o seu ambiente.

  • Ligue para o cliente apenas para perguntar como ele está ou se está precisando de algo e convide-o para ir até o seu escritório tomar um café contigo.

Lembre-se que atrás de toda empresa existe uma pessoa física que tem necessidades e percepções que podem fazer com que o seu escritório trabalhe para aquela empresa ou não.

Trabalhe sempre o lado da pessoa física e da empresa de forma conjunta para que o seu relacionamento não seja totalmente pessoal ou totalmente profissional. Esse “meio-termo” é fundamental na fidelização.

Quando bem trabalhada a fidelização ajuda o escritório a manter o cliente e a também torná-lo mais rentável para o escritório.

Principais vantagens da fidelização

  • Cliente fidelizado nao questiona preço ele paga o preço ofertado que para ele é justo;

  • O Cliente fidelizado custa menos. Não é necessário manter contatos e enviar correspondência com tanta freqüência, basta apenas fazer com que ele se lembre do seu escritório de tempos em tempos;

  • O Cliente fidelizado é mais rentável. Isso ocorre porque ele se torna mais aberto a novos negócios com o escritório permitindo que lhe seja oferecido novas soluções e serviços complementares;

  • O cliente fidelizado raramente é atingido pela concorrência;

  • O cliente fidelizado auxilia no crescimento do escritório. Ele se torna um “vendedor” do seu escritório indicando-os a outras pessoas e empresas;


Pratique diariamente a fidelização de clientes para e o seu escritório obterá inúmeras vantagens.

Veja se o seu cliente está satisfeito e questione sempre o que você ou o seu escritório podem oferecer a mais para ele.

Faça sempre mais, surpreenda e encante o seu cliente.

1 comentários:

Thiago Pinheiro disse...

Olá Felipe, venho agradecer tua visita e elogios ao meu simplório blog, e aproveito para parabeniza-lo pelo seu excelente trabalho de postagens e opinioes no grupo bem como pelo novo layout que ficou 10!!

Postar um comentário