Administração de tempo

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um dos principais fatores que prejudicam (e muito) um advogado é a falta de tempo.

Falta de tempo para conseguir novos clientes, falta de tempo para desenvolver novas teses, enfim, falta de tempo para desenvolver o seu trabalho.

Então eu questiono: “O que você faz para deixar de perder tempo?”

Existe diversas forma de ganhar tempo. O mesmo tempo que falta para conseguir novos clientes, desenvolver novas teses, para desenvolver o trabalho do advogado que exige tempo.
Segue algumas dicas para deixar de perder tempo e assim ganhar tempo.

Programe-se

Muitos advogados não têm conhecimento da sua agenda que, geralmente, é administrada por uma secretária.

Isso é muito ruim porque imprevistos sempre acontecem e se o advogado não sabe o quais são os seus compromissos de hoje ou do dia seguinte ele não conseguirá “driblar” estas ocorrências perdendo tempo e acumulando serviços para outra data.
Tenha conhecimento e se possível administre a sua agenda para que você consiga controlar melhor o seu tempo com clientes, processos, problemas pessoais sem precisar deixar de dar atenção a nenhum deles.

Crie processos e procedimentos

Crie procedimentos para elaboração de processos semelhantes. É claro que cada caso é um caso, mas quando você cria um procedimento “mais ou menos padrão” você não se perde e consegue encontrar as informações e o material necessário para aquele processo com mais rapidez.
Tenha um processo de “triagem” para receber novos clientes em seu escritório.
Pode ser criado um processo em etapas onde você consiga por telefone, e-mail ou pela própria telefonista os dados e informações antecipadamente e possa se posicionar melhor.

Uma atividade de cada vez

Não adianta fazer diversas coisas ao mesmo tempo para conseguir mais tempo.
Muitas vezes esta prática faz com que o advogado perca mais tempo porque ao errar algo ele terá que refazer o que não aconteceria se da primeira vez ele tivesse dado maior atenção a aquela atividade.

Separe as atividades por prioridades

Separes as atividades por prioridade de acordo com a importância da tarefa, o prazo de conclusão e etc. para quando houver algum imprevisto ou por algum outro motivo seu tempo se esvair você saiba qual atividade pode ser passada para outro horário e ou outro dia sem comprometer sua agenda.


Administre sempre o seu tempo, pois “Muito se perde quando nada se faz.”

0 comentários:

Postar um comentário