Desafios de um advogado

sábado, 25 de abril de 2009
Em minha opinião existem dois grandes desafios que, geralmente, ocorre no início da carreira de um advogado.


1º Falta de capital

Raramente um advogado recém formado tem recursos financeiros disponíveis suficientes para abrir um escritório.
É necessário que ele busque um escritório já estabelecido para se associar ou trabalhar como empregado ou procurar colegas na mesma situação para sua própria associação.



2º Criar e administrar um escritório.

Os conhecimentos exigidos para tal vão muito além da legislação. São conhecimentos específicos de áreas como recursos humanos, marketing, coisas que exigem muito mais do que uma graduação em direito, exigem cursos e mais cursos específicos e, muitas vezes, até vivência nestas áreas.



3º Falta de profissionais qualificados.

Muitos (mas muitos mesmo) advogados novos e velhos sofrem com a falta de um profissional qualificado para lidar com o marketing do escritório, com a seleção de pessoas, a administração em geral e outras áreas.

Muitos advogados executam tarefas de secretária, recursos humanos, fazem prospecção, divulgam o escritório e ficam sem o tempo necessário para focar no seu trabalho que é o auxílio dos clientes, tirarem dúvidas jurídicas, resolver processos, escrever artigos, buscar novas teses...

Existem diversos desafios que devem ser superados, porém esses desafios (em minha opinião) são os principais desafios de um novo advogado ou até mesmo de um advogado que já se formou a bastante tempo e deseja abrir o seu próprio escritório.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Felipe, tudo bem? Sou advogada no interior do estado e sinto exatamente essas dificuldades que você descreveu. Abri recentemente um escritório próprio e tenho me dedicado mais às atividades paralelas (RH, contabilidade, divulgação, etc), o que tem me desviado do meu foco. Gostaria de saber como funciona a contratação de um profissional de marketing jurídico e se o trabalho pode ser eventual? Grata, Tânia Alckmin.

Felipe Leocata disse...

Olá Tania, estou ótimo origado.

Se você não está iniciando o mais indicado é uma consultoria especializada que irá criar e até executar (dependendo da consultoria e do contrato), pois no começo é essencial que você crie estruturas sólidas de marketing para que o resultado possa fluir ao longo do tempo.

Na maioria dos casos as consultorias são por tempo determinado e isso te ajuda muito, principalmente no início porque você aprende enquanto constrói o Marketing no seu escritório para que posteriormete possa cuidar dele sozinho e ou delegar outra pessoa para que o faça.

Postar um comentário